Extensões de Arquivo e suas Variedades de HTML
Você já se perguntou por que existem tantas extensões de arquivo diferentes na internet? Cada um de nós está familiarizado com as tradicionais como .html, .jpg, .pdf e .doc. No entanto, a verdade é que não há um padrão universal para a extensão de arquivos na web.
O formato .html é amplamente aceito e usado para páginas da web, mas você sabia que .htm é uma variação comum? A diferença entre eles? Praticamente nenhuma. Ambos são usados para arquivos HTML.
Mas o que dizer de extensões mais exóticas, como .dhtml e .ghtml? Essas extensões podem indicar conteúdo dinâmico, ou seja, páginas que não são estáticas, mas sim geradas de forma dinâmica pelo servidor. O servidor web está configurado para processar essas extensões de maneira especial, chamando uma aplicação que interpreta o código e gera a saída, como é o caso do PHP.
Por que alguém usaria .dhtml em vez de .php? Bem, pode ser uma escolha pessoal, uma preferência do desenvolvedor ou da equipe de tecnologia. Às vezes, é apenas uma questão de estética ou conveniência.
Aqui vai outra curiosidade: mesmo quando você vê um arquivo .html, isso não significa que ele seja apenas uma página estática. No passado, alguns "webmasters" costumavam usar páginas .html que, na verdade, chamavam uma aplicação para processar conteúdo dinâmico. Isso confundia muita gente na época, pois as páginas pareciam estáticas, mas não eram.
Além disso, algumas páginas da web não têm nenhuma extensão de arquivo visível, e isso pode ser de propósito. A verdade é que a extensão de arquivo não determina o que acontece nos bastidores de um servidor web. A configuração de cada servidor é que decide como tratar diferentes extensões. Alguns administradores de servidores até alteram as extensões de arquivo de propósito para complicar a vida de possíveis invasores.
Portanto, a próxima vez que você se deparar com uma extensão de arquivo enigmática em uma URL, lembre-se de que ela pode ser apenas uma escolha pessoal do desenvolvedor ou uma indicação para o servidor web de como processar o conteúdo da página. As extensões de arquivo são como etiquetas que ajudam a organizar o vasto mundo da web, mas o que realmente importa está sob a superfície, nas configurações do servidor.
Post a Comment