Header Ads

Microfone do iPhone não funciona? Veja oito possíveis soluções

Imagem com cantos arredondados

Existem passos fáceis e simples para diagnosticar e restaurar a funcionalidade do microfone do seu dispositivo sem precisar recorrer ao suporte de uma assistência técnica. Problemas no microfone do iPhone podem ser mais comuns do que você imagina. Ainda assim, mesmo que o problema pareça demandar uma assistência especializada em manutenção, existem ajustes práticos e simples de serem executados pelo próprio usuário. Entradas obstruídas, iOS desatualizado ou permissões relacionadas ao aplicativo podem ser algumas das causas do problema. Assim, é possível restabelecer o uso do microfone do seu iPhone apenas com uma limpeza simples, atualização do sistema operacional ou ajustes.

Imagem com cantos arredondados

1. Limpe e desobstrua os microfones

O acúmulo de detritos na entrada do microfone pode dificultar o funcionamento normal do dispositivo, porque isso pode dificultar a captação do áudio ou gerar ruídos durante as chamadas. Para resolver o problema, basta limpar cuidadosamente a abertura do microfone com uma escova de dentes seca de cerdas macias ou uma haste flexível.

Mas antes é importante verificar as áreas onde os microfones estão localizados. Existem três tipos diferentes de microfones no seu smartphone. O primeiro deles é o microfone principal, com a função de captar a voz durante chamadas e gravações de áudio. O segundo é o microfone frontal, localizado ao lado câmera frontal do dispositivo, utilizado para gravações em modo de selfie. E o terceiro tipo é o microfone traseiro, posicionado na parte de trás do iPhone, usado em gravações de vídeo. Também é importante verificar constantemente se não há aberturas obstruídas ou bloqueadas que possam interferir na captação de áudio. Desta forma é possível prevenir e evitar futuros problemas.

2. Reinicie o iPhone

Reiniciar o iPhone é uma ação que pode resolver diversos problemas, incluindo questões com o microfone, independentemente de existir ou não uma atualização pendente. Para realizar o procedimento é simples. Pressione e mantenha pressionado o botão de ligar/desligar junto com o botão de volume simultaneamente até que o menu de opções de energia apareça na sua tela. Em seguida, deslize o botão de ligar/desligar para a direita para desligar o iPhone.

Imagem com cantos arredondados

3. Teste os microfones

Testar os microfones individualmente é uma abordagem útil para identificar ou descartar problemas com o microfone. Cada um desses microfones desempenha um papel específico e testá-los individualmente pode ajudar a identificar em qual há anormalidade no funcionamento.

Para testar o microfone principal, basta abrir o aplicativo Voice Memos na tela inicial. Depois, toque no ícone de gravação para captar a sua voz. Em seguida, pare a gravação e reproduza o áudio. A reprodução da sua voz indica que o microfone está operando normalmente. No caso do microfone frontal, será preciso abrir o aplicativo “Câmera” na tela inicial e selecionar a opção Vídeo. Em seguida, toque no ícone para alternar para a câmera frontal. Grave um vídeo para registrar sua voz. Após parar a gravação, acesse o aplicativo Fotos para reproduzir o vídeo.Imagem com cantos arredondados Se você conseguir ouvir sua voz na gravação, é sinal de que o microfone frontal está funcionando. Por último, abra o aplicativo Câmera na tela inicial, novamente, para testar o microfone traseiro. Vá para a opção “Vídeo” e toque no ícone de gravação para capturar sua voz. Certifique-se de que o vídeo esteja na exibição normal. Após parar a gravação, vá para o aplicativo Fotos e reproduza o vídeo. Sua voz no vídeo confirmará o funcionamento correto do microfone traseiro.

Imagem com cantos arredondados

4. Desconecte acessórios

Um dos comportamentos mais comuns é esquecer dispositivos sonoros conectados ao celular da Apple após sua utilização, quando o correto seria desconectá-los para evitar possíveis complicações. Alguns acessórios, como fones de ouvido via Bluetooth, podem ser a causa do mau funcionamento. Além das interferências na comunicação com outros dispositivos, essa atitude recorrente pode consumir energia desnecessária. Portanto, é importante sempre desagregar qualquer dispositivo externo após seu uso, conferindo o funcionamento do microfone após desconexão dos acessórios. Para desconectar, acesse as configurações de conexão no celular e vá até Bluetooth. Toque na opção dispositivo conectado e depois desconecte.

Imagem com cantos arredondados

5. Reinicie aplicativos de comunicação

Problemas com áudio nos aplicativos podem ser apenas devido a uma necessidade de reiniciá-los. Essa atitude pode resolver falhas temporárias na comunicação entre o aplicativo e o hardware do iPhone. Para realizar o procedimento, primeiro feche o aplicativo e verifique se ele não ficará sendo executado em segundo plano — isso pode ser feito no iOS deslizando o aplicativo para cima na tela de multitarefa. Após fechar o app, aguarde alguns segundos para garantir que ele tenha sido encerrado. E por último, abra o aplicativo novamente e use a função de áudio nele para conferir se o problema foi solucionado.

6. Libere as permissões de acesso ao microfone

Imagem com cantos arredondados

Plataformas como WhatsApp ou Skype necessitam que o usuário conceda acesso para utilizarem o microfone durante o seu uso. Por isso, uma falha no funcionamento em uma conversa pode estar relacionada a permissões nos aplicativos. Para realizar o procedimento acesse as configurações do seu smartphone e clique em "Privacidade". Em seguida, selecione a opção "Microfone". Com isso, aparecerá uma lista dos aplicativos que solicitaram acesso. Verifique se o aplicativo no qual você está tendo problemas tem a permissão de acesso ao microfone ativada. Caso não tenha, libere a permissão.

Imagem com cantos arredondados

7. Atualize o iOS

Manter o software do seu iPhone atualizado ajuda a garantir o bom funcionamento do dispositivo, incluindo os microfones. Para isso, vá à tela inicial do seu celular e toque no ícone da engrenagem. Depois, role para baixo e até a opção "Geral". Clique em "Sobre" para visualizar a versão atual do software. Depois, retorne para "Geral” e, agora, clique em "Atualização de Software". Após isso, o iPhone fará uma busca por atualizações disponíveis. Assim que a atualização estiver disponível, você receberá uma notificação contendo informações sobre a nova versão. Após a conclusão do download, o seu iPhone solicitará a sua autorização para instalar a atualização. Toque em "Aceitar" para permitir o processo.

Imagem com cantos arredondados

8. Procure o suporte da Apple

Por fim, caso todas as opções anteriores falharem e você ainda estiver com dificuldade para gravar um vídeo ou realizar uma chamada, é possível que o seu aparelho esteja enfrentando algum problema relacionado ao hardware. Neste caso será preciso entrar em contato com o suporte técnico da Apple ou até mesmo visitar uma loja física para obter auxílio especializado.





Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.